top of page

BIOGRAFIA

Guta Carvalho tem formação em cinema, fotografia e artes plásticas. Viveu na Inglaterra e Argentina e atualmente mora em São Paulo.



Fez a direção de arte de 6 longas-metragens e 4 séries para a tv. Entre elas está "Manhãs de Setembro" (Amazon Prime e O2 Filmes), série que foi indicada a 11 prêmios, entre eles o GLAAD Media Awards, e ganhadora de 5. Por esse trabalho, Guta venceu o Prêmio ABC de melhor direção de arte 2022.



Entre seus últimos trabalhos está o filme de ficção, baseado em uma história real, "The Penguin and The Fisherman", uma co-produção entre Estados Unidos, Brasil, Argentina e Espanha. O longa é estrelado pelo ator francês Jean Reno e fotografado pelo britânico Anthony Dod Mantle, ganhador do Oscar. Rodado em 2022, o filme está em fase de pós-produção.


Recentemente, fez a direção de arte da série "Da Ponte pra Lá", produção para a HBO Max, rodada entre 2022 e 2023, também em fase de finalização. 


Seu primeiro longa metragem como diretora de arte foi "Nina", em 2003. Em seguida vieram o cult "O Cheiro do Ralo (2007),
"À Deriva" (2009) e "Meu País" (2011).



Em 2013, 2014 e 2019 fez a direção de arte da série "Sessão de Terapia", para o GNT. Também em 2014 fez a série "Lili a Ex", para o mesmo canal.

Em 2018 foi diretora de arte do filme de comédia "Mulheres Alteradas", da Globo Filmes.
Em 2020, dirigiu a arte de mais uma temporada de "Sessão de Terapia" (a 5ª), em sua nova versão para a Globo Play.

Simultaneamente ao filmes e séries de ficção, há 20 anos trabalha com direção de arte de filmes publicitários para algumas das maiores produtoras do país, como ParanoidBR, O2Filmes, Landia e Saigon.
bottom of page